Porto Alegre foi reconhecida como uma das Cidades Globais das Árvores (Tree Cities of the World), título concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Fundação Dia da Árvore (The Arbor Day Foundation). A certificação, que destaca municípios comprometidos com a gestão e expansão de áreas verdes, foi concedida a 210 cidades em 24 países. No Brasil, apenas 34 municípios receberam o prêmio, que promove a troca de boas práticas em arborização urbana.
Para conquistar o título, Porto Alegre cumpriu cinco requisitos essenciais: estabelecimento de responsabilidades municipais, criação de leis e políticas públicas de gestão arbórea, revitalização de áreas verdes, alocação de recursos e conscientização da população. O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, destacou que o reconhecimento é fruto de investimentos superiores a R$ 40 milhões em políticas ambientais, incluindo o plantio inteligente, monitoramento e expansão de unidades de conservação.
Dados de 2024 mostram que 43% do território de Porto Alegre está coberto pela copa das árvores, totalizando 204,16 km². A prefeitura tem trabalhado para integrar o crescimento urbano com a sustentabilidade, utilizando a arborização como ferramenta para reduzir emissões de carbono e amenizar os efeitos das mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas.
O título reforça o compromisso da capital gaúcha com a qualidade de vida e a preservação ambiental, colocando-a no mapa global de cidades que priorizam a natureza como parte essencial do desenvolvimento urbano.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 29°
Parcialmente nublado