A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre retomou, neste mês, o Rolê da Vacina, programa criado durante a pandemia e reativado em 2023 para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. A iniciativa integra a Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025, do Ministério da Saúde, e levará equipes a colégios públicos e privados até 31 de maio, com uma semana de intensificação entre 14 e 30 de abril.
Nesta fase, o foco em abril são escolas de educação infantil, com aplicação de vacinas como Tríplice Viral, Pentavalente e Influenza para crianças de 6 meses a 6 anos, além de trabalhadores da educação. Em maio, a ação avança para ensino fundamental e médio, oferecendo imunizantes como HPV, ACWY e Influenza. Adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV também poderão receber dose única até julho.
Segundo Leonardo Rodrigues, técnico de enfermagem da Atenção Primária, o projeto vai além da aplicação de vacinas: "É uma oportunidade de educação em saúde e fortalecimento da proteção coletiva". As unidades de saúde organizam as visitas após checar a situação vacinal dos alunos. Crianças menores de 9 anos precisam estar acompanhadas por responsáveis, enquanto maiores de 12 anos não exigem autorização prévia.
Mais informações podem ser obtidas no site: prefeitura.poa.br/sms/vigilancia-em-saude/imunizacoes.
Mín. 12° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 24°
Tempo nublado