Nesta Sexta-Feira Santa, 18, o Morro da Cruz será palco da 66ª encenação da Paixão de Cristo, começando às 14h30 com uma cerimônia no Santuário São José do Murialdo (rua Vidal de Negreiros, 550). Às 15h30, inicia a dramatização em frente à igreja, seguida por uma procissão de 1,5 km até o alto do morro, onde ocorrem a crucificação e a ressurreição de Jesus. Mais de 120 participantes, entre atores locais e artistas, dão vida ao espetáculo, que este ano dialoga com a Campanha da Fraternidade 2025, abordando ecologia integral.
Sob direção de Camilo de Lélis, o elenco inclui Aldacir Oliboni como Jesus, Joana Cambeses como Maria e Danny Griss como Herodes, além de performances circenses e coreografias renovadas dos soldados romanos. A comunidade também terá espaço para uma performance sobre meio ambiente, reforçando a mensagem de cuidado com o planeta. Destaque para a ressurreição, que ocorrerá em um elevador de seis metros no pôr do sol.
Entre as novidades, o público pode se inscrever para carregar a cruz em parte do trajeto, vivendo de perto a experiência. A narração ficará a cargo do ator Wagner Santos, revelado no próprio Morro da Cruz. O evento é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Santuário e a Cia. Teatral Face&Carretos, encerrando com um momento de reflexão e fé.
Programação:
14h30 – Mensagem da Paixão (Santuário)
15h30 – Bênção da macela e início da encenação.
16h15 – Procissão pela rua Santo Alfredo.
18h – Crucificação e Ressurreição (alto do morro)
Mín. 12° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 24°
Tempo nublado