A cidade de Vacaria, na Serra gaúcha, foi atingida por uma intensa chuva de granizo na tarde de terça-feira (15), causando danos em pelo menos 120 residências e na EMEI Governador Synval Guazzelli, que precisou liberar os alunos mais cedo devido a estragos no telhado. Apesar da grande quantidade de pedras de gelo, todas pequenas, ninguém ficou desalojado, segundo as autoridades locais.
O fenômeno, conhecido como "saraivada de granizo", ocorreu devido a um sistema de baixa pressão associado ao fluxo de umidade vindo do Norte do país, formando nuvens carregadas na região. O granizo se forma em nuvens cumulonimbus, que podem atingir até 20 km de altitude, onde correntes de ar intensas congelam gotículas de água, formando as pedras de gelo.
Apesar de raro e localizado, o evento causou transtornos em vias públicas e estruturas urbanas. A Defesa Civil monitora a situação e orienta moradores a verificarem possíveis danos em telhados e propriedades. Não há previsão de novos temporais com granizo para os próximos dias na região.
Enquanto isso, a prefeitura avalia os prejuízos e providencia reparos na escola afetada. Agricultores também devem ficar atentos, pois mesmo granizo pequeno em grande volume pode prejudicar lavouras. A população pode acompanhar alertas meteorológicos por meio dos canais oficiais da Defesa Civil.
Mín. 12° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 24°
Tempo nublado