O prazo final para regularizar o título de eleitor e evitar o cancelamento termina nesta segunda-feira (19). Até agora, apenas 145.714 eleitores resolveram suas pendências, mas ainda há 5,1 milhões de faltosos em risco de terem seus títulos cancelados. São considerados faltosos quem não votou, não justificou e não pagou multa nos últimos três pleitos (incluindo cada turno como eleição distinta).
Se o título for cancelado, o cidadão perde direitos essenciais: não poderá votar, concorrer a cargos públicos, prestar concursos, receber salários de órgãos públicos, emitir passaporte ou renovar matrícula em instituições de ensino. A restrição só não vale para eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 e não alfabetizados).
Para verificar a situação, basta acessar o site do TSE ou o app e-Título e consultar no Autoatendimento Eleitoral. A regularização pode ser feita online, pagando as multas via Pix, boleto ou cartão. Quem não puder pagar pode pedir isenção judicial.
A Justiça Eleitoral alerta para golpes: a consulta e o pagamento devem ser feitos apenas em canais oficiais. Após o prazo, a regularização fica mais burocrática, exigindo comprovante de endereço e outros documentos. Não deixe para a última hora – o cancelamento trará transtornos por anos!
Mín. 10° Máx. 20°
Mín. 12° Máx. 16°
ChuvaMín. 13° Máx. 16°
Chuva