Sábado, 21 de Junho de 2025 18:02
5192690447
Porto Alegre e Região Metropolitana Saúde

Prefeitura de Canoas apresenta a justiça ...

A Prefeitura de Canoas apresentou à Justiça a atual escala dos médicos da rede pública municipal e o modelo de contratação adotado

08/06/2025 19h53
Por: Redação Fonte: Correio do Povo
Foto:
Foto:

A Prefeitura de Canoas apresentou à Justiça a atual escala dos médicos da rede pública municipal e o modelo de contratação adotado, em resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual. A medida atende à exigência judicial de apresentação, em 48 horas, das escalas completas e comprovações das contratações, após o encerramento do contrato com o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), responsável pela gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).

Conforme nota oficial, 120 profissionais que atuavam pelo IAHCS foram contratados diretamente pelo Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) entre os dias 5 e 7 de junho, e o número deve chegar a 160 até o dia 9. A Prefeitura afirma que todas as escalas para o atendimento emergencial no HNSG estão completas, incluindo especialidades como cirurgia geral, neurocirurgia, anestesia e plantões de retaguarda e da Sala Vermelha, assegurando o pleno funcionamento dos serviços.

A administração também informou que estuda, junto ao governo estadual, a abertura de uma nova porta de emergência no Hospital Universitário, o que deverá gerar mais contratações de profissionais de saúde nos próximos meses. Segundo o Município, não há risco de desassistência à população, e o atendimento segue regular tanto no HNSG quanto no Hospital Universitário.

No entanto, neste sábado (8), uma nova decisão da Justiça suspendeu temporariamente a extinção do contrato com o IAHCS, atendendo parcialmente a um pedido da instituição. O juiz determinou que qualquer novo encerramento do contrato deve respeitar um prazo mínimo de 60 dias. A Prefeitura reiterou seu compromisso com a manutenção dos serviços essenciais e a continuidade do atendimento à população, mesmo em meio aos desafios enfrentados após as enchentes de maio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.