Junho iniciou de forma típica do inverno no Rio Grande do Sul, sob neutralidade climática. Duas massas de ar polar já atingiram o estado: a primeira, de trajetória continental no início do mês, causou "friagem" até a Amazônia Sul e registrou a menor temperatura do ano até então em Pinheiro Machado (-5°C), com 5,7°C na capital. A segunda, com trajetória marítima e maior impacto local, chegou no dia 6, provocando temperaturas negativas na serra sudeste e forte cerração.
Neste domingo (dia 8), o tempo permaneceu úmido com nevoeiros no Norte e Leste, enquanto o ar seco e frio predominou no Sul, com novas marcas negativas: -1,4°C em Pinheiro Machado e -0,8°C em Bagé. Porto Alegre amanheceu a 9,9°C. A previsão é de uma terceira e intensa massa polar, de trajetória marítima, chegando esta semana, com centro de alta pressão (1031 hPa) e maior impacto no Sul e parte do Sudeste do Brasil.Informações da metsul
O frio persiste nesta segunda-feira, com risco de geada e temperaturas abaixo de zero na serra sudeste ao amanhecer, além de nevoeiros. A tarde será fria, com máximas abaixo de 15°C em muitas áreas. Os dias mais gelados no estado são esperados entre quarta e quinta-feira, quando o ar polar avançará até o sul de Minas Gerais, causando sensação de frio intenso no leste/sul de São Paulo e serras de Minas e Rio de Janeiro, com previsão de geada nestas regiões.
Todas as manhãs desta semana devem registrar temperaturas negativas em partes do Rio Grande do Sul, especialmente na Serra. As tardes, mesmo com sol, terão máximas baixas (geralmente abaixo de 20°C) e sensação de frio. O potencial para geada é alto e persistente por vários dias, com risco mais intenso e abrangente (atingindo também Sudeste e Centro-Oeste) nas manhãs de terça e quinta-feira. Prepare-se para dias consecutivos de frio intenso diário.
Mín. 11° Máx. 19°
Mín. 11° Máx. 18°
ChuvaMín. 6° Máx. 14°
Chuva