O governo Eduardo Leite anunciou um aporte adicional de R$ 200 milhões no contrato de concessão do Bloco 2 de rodovias gaúchas, elevando para R$ 1,5 bilhão o total de recursos públicos investidos. O pacote, que inclui sete rodovias estaduais e a BR-470, totalizando 415 km, promete reduzir a tarifa média de pedágio de R$ 0,23 para R$ 0,17 por km – uma queda de 26%. Os recursos virão do Funrigs e financiarão parte dos R$ 7 bilhões em obras previstas, incluindo 244 km de duplicações e 103 km de terceiras faixas.
O leilão, marcado para 2026, terá como critério a proposta que oferecer o maior desconto na tarifa com o menor aporte público. O governo ajustou o escopo do projeto, prorrogando prazos para algumas obras e retirando trechos considerados menos prioritários, mas garantiu que as mudanças não afetarão a capacidade das rodovias. Entre as vias incluídas estão a RS-128, RS-130 e BR-470, estratégicas para o escoamento da produção no estado.
Com 24 praças de pedágio previstas, o contrato de 30 anos busca equilibrar investimentos privados e subsídios estaduais. A medida visa atrair empresas diante do cenário econômico desafiador, assegurando a modernização da malha viária. O governo reforça que, mesmo com o aumento do investimento público, o modelo garante sustentabilidade financeira e melhoria na infraestrutura.
Enquanto isso, usuários aguardam para ver se a promessa de tarifas mais baixas se concretizará após o leilão. O pacote é parte da estratégia do estado para ampliar e qualificar suas rodovias, mas o sucesso dependerá do interesse do mercado e da eficiência na execução das obras.
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