O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até esta sexta-feira (13/6) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A extensão do prazo vale também para solicitações de atendimento especializado e uso de nome social. Alunos concluintes da rede pública em 2025 estão automaticamente isentos da taxa de R$ 85, mas precisam confirmar seus dados na Página do Participante e escolher o idioma da prova de língua estrangeira.
Os demais candidatos devem realizar a inscrição normalmente e efetuar o pagamento até 18 de junho. O cronograma foi ajustado: os resultados das solicitações de atendimento especializado e nome social saem em 20 de junho, com prazo para recursos entre 23 e 27/6. A decisão final será divulgada em 4 de julho. As provas estão marcadas para 9 e 16 de novembro.
Além de ser porta de entrada para universidades públicas (Sisu), bolsas (ProUni) e financiamentos (Fies), o Enem 2025 traz um incentivo extra: participantes do programa Pé-de-Meia que fizerem as duas etapas do exame receberão R$ 200. A medida busca estimular a participação de jovens de baixa renda.
Com a proximidade do novo prazo final, o Inep reforça a importância de os candidatos confirmarem suas inscrições e ficarem atentos aos prazos. As notas do exame continuam sendo a principal ferramenta de acesso ao ensino superior no país. Mais informações estão disponíveis na Página do Participante do Enem 2025.
Mín. 11° Máx. 19°
Mín. 11° Máx. 18°
ChuvaMín. 6° Máx. 14°
Chuva