Sábado, 21 de Junho de 2025 17:00
5192690447
Brasil STF

Cid revela que Bolsonaro editou lista de prisões

Primeira Turma interroga 8 acusados em sessões ao vivo; ex-assessor diz que ex-presidente alterou documento com alvos do golpe.

09/06/2025 20h05
Por: Fernanda Redação Fonte: GZH
Cid revela que Bolsonaro editou lista de prisões

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (9) os interrogatórios dos oito réus considerados peças-chave na tentativa de golpe após as eleições de 2022. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-assessor de Jair Bolsonaro e delator do caso, foi o primeiro a depor e surpreendeu ao afirmar que o ex-presidente "enxugou" o documento golpista, retirando nomes de autoridades que seriam presas – mantendo apenas o ministro Alexandre de Moraes como alvo.

Em sessão transmitida ao vivo, Cid detalhou seu papel na articulação, enquanto Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e atual deputado federal, também foi interrogado. As sessões continuam diariamente até sexta-feira (13), com todos os réus do chamado "núcleo 1" sendo ouvidos. As declarações podem ampliar as provas contra Bolsonaro, que responde na mesma ação penal.

O julgamento é considerado crucial para desvendar os bastidores do plano que incluiu minutas de golpe, reuniões no Palácio da Alvorada e pressão sobre as Forças Armadas. A Primeira Turma, liderada por Moraes, busca reconstruir a cadeia de comando da trama, que teria mobilizado militares e aliados do ex-presidente.

Com interrogatórios ainda pendentes de figuras como Filipe Martins e Ailton Barros, o STF deve revelar novos detalhes sobre o maior processo de tentativa de ruptura democrática no Brasil desde o fim da ditadura. O desfecho pode definir o futuro político de Bolsonaro e seus principais assessores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.