Sábado, 21 de Junho de 2025 17:27
5192690447
Porto Alegre e Região Metropolitana Redução da Jornada

Sindicato intensifica campanha pela redução da jornada e leva abaixo-assinado para as ruas da capital

Abaixo-assinado pelas 40horas também pode ser assinado pela internet

10/06/2025 15h16 Atualizada há 2 semanas
Por: SINDEC
Ponto de coleta de assinaturas no centro de POA
Ponto de coleta de assinaturas no centro de POA

O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado. A campanha, que já estava em andamento de forma online, agora ganha as ruas da capital com pontos físicos de coleta de assinaturas.


O Sindec está marcando presença em locais estratégicos de grande circulação no centro da cidade, como a Esquina Democrática e o Largo Glênio Peres, onde dirigentes sindicais têm dialogado com a população, distribuído materiais informativos e recolhido assinaturas em apoio à proposta.


A iniciativa tem recebido forte adesão popular, reunindo apoios de diferentes categorias e demonstrando que a pauta ultrapassa os limites do setor do comércio. “Esse projeto não é só dos comerciários, é de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”, destaca o presidente Nilton Neco.


Quem também fez questão de declarar seu apoio foi o ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Estado, Olívio Dutra, que passou pelo ponto de coleta no centro da cidade. Além de assinar o abaixo-assinado, Dutra conversou com os dirigentes do sindicato e reafirmou seu compromisso com a pauta da redução da jornada.


“Eu venho apoiando iniciativas como essa há muito tempo, mas fiz questão de assinar este documento proposto pelo Sindec-POA, uma entidade histórica, que sempre esteve na vanguarda do Movimento Sindical e da luta dos trabalhadores”,  afirmou o ex-governador.

Continua após a publicidade
Anúncio


A redução da jornada será um avanço que trará equilíbrio entre vida e trabalho, visando combater doenças relacionadas ao excesso de trabalho e gerar mais empregos com a redistribuição das horas laborais.


A campanha segue nas ruas e também está disponível online, para que todos possam contribuir com essa causa fundamental para o futuro do trabalho no país. Clique aqui e assine online!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.