O ciclone extratropical que atuava sobre o Atlântico Sul nos últimos dias está se afastando da costa do Rio Grande do Sul, mas seus efeitos continuam intensos. A circulação de ar seco gerada pelo sistema segue reforçando a massa de ar polar, mantendo o frio extremo em todo o estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, o ciclone não foi profundo — com pressão central de cerca de 1000 hPa —, mas foi suficiente para impulsionar o ar gelado sobre o território gaúcho.
Com isso, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma sequência impressionante de mínimas negativas: já são 27 dias seguidos com temperaturas abaixo de zero. Nesta quarta-feira (2), os termômetros marcaram -9ºC em Pinheiro Machado e -7,3ºC em Sant’Ana do Livramento. Porto Alegre registrou 2,9ºC no bairro Jardim Botânico. Cidades como São José dos Ausentes, Soledade, André da Rocha e Getúlio Vargas também tiveram marcas entre -6,8ºC e -5,1ºC.
A previsão para os próximos dias é de frio intenso durante as madrugadas, com geada generalizada, mas tardes um pouco mais amenas devido à presença do sol. A grande amplitude térmica será sentida especialmente nas áreas de baixadas, que podem registrar até 10°C a menos em relação a regiões mais altas, mesmo dentro de um mesmo município.
Apesar do afastamento do ciclone, o ar seco deixado por ele mantém o tempo firme, sem previsão de chuvas. A massa de ar polar começa a enfraquecer, mas o frio segue firme no estado, exigindo atenção especial da população mais vulnerável e reforço nas ações de acolhimento e abrigo nas cidades mais afetadas.
Mín. 9° Máx. 21°
Mín. 11° Máx. 20°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 20°
Tempo nublado