O MPV recebeu nesta terça-feira (2) diversos relatos de motoristas de ônibus indignados com o desrespeito às regras de trânsito nas faixas exclusivas para transporte coletivo, conhecidas como Faixa Azul, em Porto Alegre. Segundo os profissionais, motoristas de carros particulares têm invadido essas faixas durante o fim da tarde, gerando congestionamentos e atrasos nas linhas. “Funciona só para nós no horário comercial, depois disso, é uma bagunça”, desabafou um dos motoristas.
De acordo com a EPTC, o uso exclusivo das faixas por ônibus é válido de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h, conforme sinalização nas vias. Fora desses períodos, o uso é permitido para os demais veículos — com exceção do Túnel da Conceição, onde a exclusividade é válida 24 horas por dia em ambos os sentidos. Um agente da EPTC destacou ainda que, atualmente, a única área liberada para trafegar na Faixa Azul é nas obras dos taludes, tanto no sentido bairro/centro quanto centro/bairro (próximo à Silva Só).
Apesar da regulamentação clara, os condutores denunciam a falta de fiscalização e o desrespeito frequente, especialmente no fim da tarde, quando o trânsito é mais intenso e os motoristas particulares buscam atalhos pelas faixas exclusivas. O resultado são atrasos no transporte público e riscos à segurança viária.
Os relatos reforçam a necessidade de ações mais rigorosas por parte dos órgãos de trânsito, como fiscalizações com câmeras e reforço nas autuações. Para os motoristas de ônibus, o respeito à Faixa Azul não é apenas uma questão de regra — é garantir agilidade e dignidade no transporte coletivo da capital.
Mín. 9° Máx. 21°
Mín. 11° Máx. 20°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 20°
Tempo nublado