Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção no Brasil, foi avistado na tarde de sexta-feira (4) no cânion Fortaleza, dentro do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). O animal, solitário, foi registrado na trilha da Borda Sul, em um momento raro e celebrado por ambientalistas.
Considerado em situação de extrema vulnerabilidade pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo ICMBio, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) tem sua sobrevivência ameaçada pela perda de habitat e outros fatores. Cada aparição da espécie em áreas protegidas, como o parque administrado pela Urbia, é vista como um sinal positivo para sua conservação.
O avistamento reforça a importância de unidades de conservação para a proteção da biodiversidade. O lobo-guará, símbolo do Cerrado, mas também presente nos Pampas, é o maior canídeo da América do Sul e desempenha papel crucial no equilíbrio ecológico.
Autoridades ambientais destacam que registros como esse são essenciais para monitorar a espécie e implementar estratégias de preservação. O público é incentivado a respeitar o ambiente natural do animal, evitando interferências que possam ameaçar ainda mais sua existência.
Mín. 9° Máx. 21°
Mín. 11° Máx. 20°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 20°
Tempo nublado