Quase todas as 44 feiras de hortifrutigranjeiros de Porto Alegre, coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), estão em funcionamento. No domingo, 10, a Feira Modelo do bairro Humaitá foi reaberta. Porto Alegre possui 35 feiras modelo e nove Mercadões do Produtor.
Mauro Cardoso, feirante do Humaitá, celebrou a retomada após as enchentes: “Foi muito especial. Tenho gratidão pelos clientes. Um dia que vou levar para sempre”.
Esta semana, as feiras Modelo da Praça Florida, Menino Deus, Ceará e Humaitá serão reabertas.
Confira os horários e locais das feiras em Porto Alegre neste LINK.
A força-tarefa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está atuando em 22 locais nesta segunda-feira, 10, para limpar a cidade após a enchente. Desde o início da limpeza em 6 de maio, foram removidas 48.306 toneladas de resíduos, incluindo móveis danificados, lodo e lixo das ruas.
Cerca de 800 garis das regiões Centro, Extremo-Sul, Norte, Sul e Leste estão trabalhando nos bairros mais afetados pela cheia do Guaíba, auxiliados por mais de 380 equipamentos, como caminhões e retroescavadeiras. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Moradores e empresas podem descartar resíduos pós-enchente em pontos específicos de bota-espera.
- Terreno ao lado da Receita Federal - avenida Loureiro da Silva, 678 - Centro Histórico - 8h às 22h;
- Terreno na Serraria - avenida da Serraria, 2517 - 8h às 18h;
- Terreno no Humaitá – rua Voluntários da Pátria, S/N, Acesso 4 - 8h às 18h;
- Terreno no São Geraldo – avenida Cairu esquina com rua Voluntários da Pátria - 8h às 18h.
- Terreno na avenida dos Estados, 1713 – 8h às 22h.
Bota-espera são áreas próximas das regiões inundadas, onde o DMLU descarrega os materiais recolhidos. Depois, os resíduos serão direcionados para o aterro de inertes em Gravataí.
Locais onde ocorre limpeza nesta segunda-feira:
- Centro Histórico
- Floresta
- Menino Deus
- Praia de Belas
- Avenida Beira Rio (Lami)
- Lami
- Guarujá
- Ipanema
- Avenida Orleães (Guarujá)
- Avenida Guaíba (Ipanema)
- Vila dos Sargentos (Serraria)
- Ilha da Pintada
- Rua Jaime Vignoli (Anchieta)
- Rua Dona Teodora (Humaitá)
- Avenida A. J. Renner (Humaitá)
- Avenida Fernando Ferrari (Anchieta)
- Avenida Ernesto Neugebauer (Humaitá)
- Vila Elizabeth (Sarandi)
- Avenida 21 de Abril (Sarandi)
- Rua 25 de Outubro (Sarandi)
- Avenida Toledo Piza (Sarandi)
Homen trabalhador caiu do sexto andar de um prédio no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (10), enquanto fazia um trabalho de rapel. Ele sofreu ferimentos no rosto e nas pernas ao cair sobre as grades do portão, mas estava consciente e foi levado para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
A empresa responsável informou que o homem tem mais de 20 anos de experiência em rapel e investigará a causa do acidente.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ilha da Pintada, localizada no bairro Arquipélago, Região Metropolitana de Porto Alegre, voltou a funcionar neste fim de semana. Era a única unidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) ainda inoperante após as enchentes, e sua reativação permitirá que a capital tenha novamente 100% de abastecimento de água em breve. A força-tarefa do Dmae trabalhou na limpeza e recuperação dos equipamentos após a queda do nível do Guaíba. Algumas áreas mais afastadas ainda podem enfrentar falta de água por mais tempo.
O prefeito Sebastião Melo visitou o bairro na sexta-feira (7) para acompanhar os trabalhos e conversar com os moradores, determinando o aumento de caminhões-pipa para acelerar a reativação da unidade. A normalização do abastecimento de água começou no domingo nas ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros, mas fugas de água podem impactar a distribuição nos próximos dias.
Na Zona Norte, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) concluiu no sábado (8) a recomposição do quarto ponto do dique no bairro Sarandi, que havia transbordado. Anteriormente, três pontos na vila Nova Brasília foram reparados e o dique recebeu pedras-rachão para conter a água.
Três postos do Dmae reabriram para atendimento à população em diferentes regiões de Porto Alegre:
Zona Norte: Tudo Fácil no Shopping Bourbon Wallig, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Zona Sul: Tudo Fácil na avenida Wenceslau Escobar, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Zona Leste: Posto de Atendimento Partenon, de segunda a sexta, das 8h às 17h30min.
O lixo acumulado e o mau cheiro persistem em ruas menores da Vila Farrapos, na zona norte de Porto Alegre. Na manhã desta segunda-feira (10), a Rua Oly Fachin estava coberta de entulhos, com resíduos sobre carros estacionados, situação que moradores relatam durar pelo menos 10 dias.
Em vias mais movimentadas, como as avenidas A.J. Renner e Padre Leopoldo Brentano, a quantidade de materiais descartados diminuiu, com três caminhões do Exército auxiliando na coleta de lixo desde as 7h. Segundo Paulo Machado de Carvalho, morador da Vila Farrapos, o Exército fez uma limpeza eficiente, mas a prefeitura ainda não atuou na área.
Moradores têm cobrado maior agilidade do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que priorizou inicialmente as vias principais para liberar o trânsito. O departamento contratou mais de 200 novos profissionais para a limpeza das ruas, com quatro empresas envolvidas. Os trabalhos devem começar nesta segunda-feira, conforme contratos assinados e publicados no diário oficial do município na última sexta-feira, embora as áreas de atuação das novas equipes ainda não tenham sido divulgadas.
Edição:Redação MPV
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 29°
Chuva