Terça, 25 de Junho de 2024 09:50
5192690447
Educação e Cultura Educação

Votação do Novo Ensino Médio fica para próxima semana.

Proposta tramita na Comissão de Educação do Senado; parecer da relatora diverge do texto aprovado pela Câmara no início deste ano.

11/06/2024 15h43
Por: Redação Fonte: CNN Brasil
Fonte:Internet " Sala de aula." - Foto: Blog Protagonismolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll;;;;;
Fonte:Internet " Sala de aula." - Foto: Blog Protagonismolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll;;;;;

A votação do projeto do Novo Ensino Médio pelo Senado foi adiada para a próxima semana após um pedido coletivo de vista feito nesta terça-feira (11).

Na reunião, a senadora Dorinha Seabra (União-TO), relatora da proposta, apresentou seu parecer final e indicou que, após a análise pelo colegiado, pedirá urgência para a votação em plenário.

O governo federal espera uma rápida aprovação para iniciar a implementação nas redes de ensino em 2025.

O parecer sugere 2.200 horas de formação geral básica e 800 horas de itinerários formativos, diferindo do texto aprovado pela Câmara dos Deputados no início do ano. Assim, após a votação no Senado, o projeto retornará à Câmara para nova análise.

A proposta revisa pontos da reforma do Ensino Médio de 2017, criticada por entidades educacionais. A lei atual exige que todos os alunos cumpram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tenham acesso a disciplinas optativas, os itinerários formativos, que podem incluir projetos, oficinas e estudos focados.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, os alunos podem escolher a formação técnica e profissional, sendo a formação básica obrigatória, com certificação técnica ou profissional ao final do curso.

O relatório também propõe tornar o espanhol uma disciplina obrigatória, visando aprofundar o conhecimento dos estudantes brasileiros sobre culturas hispanofalantes, conforme destacou a senadora.

Edição:Redação MPV 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.