Domingo, 14 de Julho de 2024 13:58
5192690447
Porto Alegre - Capital / RS Segurança

Guarda Municipal inicia com câmeras corporais.

Nesta segunda-feira 24 Guarda Municipais começam a utilizar câmeras corporais.

24/06/2024 01h34
Por: Redação Fonte: Prefeitura municipal de Porto Alegre
Fonte: PMPA " Camera Corporal " - Foto- Julio Ferreira/ PMPA
Fonte: PMPA " Camera Corporal " - Foto- Julio Ferreira/ PMPA

A partir desta segunda-feira, 24, os agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre começarão a utilizar câmeras corporais integradas às suas fardas. Esses equipamentos, adquiridos pela Secretaria Municipal de Segurança através do programa POA Segura, serão parte essencial das operações de todas as guarnições envolvidas no patrulhamento preventivo da cidade.

Segundo o secretário de Segurança, Alexandre Aragon, "Esta novidade proporciona segurança aos guardas municipais e também aumenta a transparência de nossas ações. A implementação vem após um período extenso de estudos, com base em exemplos bem sucedidos de estados como São Paulo e Santa Catarina."
O treinamento para operar as câmeras, que permitem gravações contínuas de até 10 horas em alta resolução, foi concluído na última terça-feira. Além da captura de imagens, os dispositivos possibilitam gravação de áudio e incluem recursos como infravermelho, visão noturna e geolocalização.
"Estamos prontos para integrar as câmeras corporais à rotina dos agentes. Este é um passo significativo para fortalecer a Guarda Municipal, que expandiu consideravelmente nos últimos anos e pode cada vez mais contribuir para o sistema de segurança da Capital", ressalta Marcelo Nascimento, comandante-geral da Guarda Municipal.

Para essa iniciativa, foram adquiridas 160 câmeras e oito centrais de carregamento, com um investimento total de R$ 623 mil. As imagens serão armazenadas em servidores com acesso restrito, sem transmissão em tempo real, garantindo acesso externo apenas mediante solicitação.
O programa POA Segura, criado em 2021 com um orçamento de R$ 60 milhões financiado pelo BNDES, visa modernizar os órgãos de segurança municipais. Entre as próximas etapas, está a expansão do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic-POA).

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.