O prazo final para o pagamento do IPVA 2024 no Rio Grande do Sul encerra-se na sexta-feira, dia 28 de junho. Este prazo é válido para todas as placas e inclui as três últimas parcelas do imposto para os contribuintes que optaram pelo parcelamento.
A Receita Estadual do Rio Grande do Sul anunciou a unificação das parcelas restantes (abril, maio e junho) para pagamento até 28 de junho. A medida foi oficializada pelo Decreto 57.367/2024, que também alterou a data de vencimento do pagamento à vista do IPVA, tradicionalmente até o último dia útil de abril, para o último dia útil de junho.
Essas mudanças foram motivadas pela situação de calamidade pública no Estado, que dificultou a quitação do imposto. O objetivo é facilitar para que os contribuintes mantenham suas obrigações fiscais em dia. O sistema de pagamento do IPVA voltou a funcionar em 27 de maio, após mais de 20 dias fora do ar.
Proprietários de veículos que sofreram perda total devido às enchentes no Estado podem solicitar a devolução de parte do IPVA 2024.
Confira os descontos:
Até o vencimento, os motoristas podem usufruir dos descontos do Bom Motorista e Bom Cidadão, que podem reduzir o valor do tributo em até 20%. O programa Bom Motorista concede até 15% de desconto para aqueles que estão há três anos sem infrações de trânsito. O Bom Cidadão oferece uma redução de 5% para contribuintes com pelo menos 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.
Penalidades
Atrasos no pagamento do IPVA resultam em uma multa de 0,334% ao dia, até o limite de 20%, além da incidência de juros. Após dois meses de inadimplência, o contribuinte pode ser inscrito em Dívida Ativa. Além disso, veículos com IPVA atrasado podem ser apreendidos, acarretando custos adicionais com multa, serviços de guincho e depósito pelo DetranRS, caso sejam flagrados em circulação.
Mín. 11° Máx. 20°
Mín. 13° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 18°
Chuvas esparsas