O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (11) que o retorno do horário de verão pode ser "uma boa alternativa" para ajudar a economizar energia elétrica em meio à estiagem que pressiona o setor energético no Brasil. Alckmin garantiu que, apesar da situação dos reservatórios, o país não enfrentará falta de energia, mas destacou a importância de ações preventivas.
“Nós precisamos todos ajudar. O horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia, assim como campanhas de conscientização contra o desperdício", declarou Alckmin durante entrevista no Palácio do Planalto.
A possibilidade de retorno do horário de verão surge após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetar uma redução contínua no nível dos reservatórios até o final de novembro. Em comunicado de agosto, o órgão recomendou o acionamento de usinas termoelétricas a partir de outubro para suprir a demanda devido à falta de chuvas em várias regiões do Brasil.
Alckmin também destacou que o governo está empenhado em tratar as causas da crise energética, mencionando medidas de descarbonização e a preservação da Amazônia. Ele ressaltou o crescimento das energias renováveis, como a eólica e a solar, como parte da solução.
O horário de verão foi extinto em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, após pesquisas indicarem que 70% da população era contrária à medida. Anteriormente, o horário especial vigorava entre outubro e fevereiro em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e na região Sul, com o objetivo de reduzir o consumo de energia ao aproveitar a luz natural por mais tempo.
Agora, o governo Lula está avaliando se a reintrodução do horário de verão será necessária para aliviar a pressão sobre o sistema elétrico, conforme o cenário de estiagem se agrava.
Mín. 16° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 18°
ChuvaMín. 17° Máx. 21°
Chuvas esparsas