O primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano, em meio ao conflito entre Israel e Hezbollah, decolou de Beirute neste sábado (5) com 229 pessoas e três animais de estimação a bordo. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo KC-30, faz uma parada técnica em Lisboa antes de chegar ao Brasil, prevista para este domingo (6), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.
A repatriação, parte da Operação Raízes do Cedro, foi organizada pelo governo brasileiro em resposta ao agravamento dos bombardeios na região. O voo, inicialmente previsto para sexta-feira (4), foi adiado por questões de segurança. A bordo, uma equipe médica e psicológica acompanha os repatriados para prestar assistência durante o trajeto.
Esta operação segue o padrão das missões humanitárias realizadas anteriormente, como a Operação Voltando em Paz, que em 2023 resgatou brasileiros de zonas de conflito em Israel e Gaza. O governo também flexibilizou regras para facilitar a entrada de pets, garantindo que brasileiros repatriados possam trazer seus animais de estimação sem a necessidade imediata de documentação sanitária.
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 16° Máx. 24°
ChuvaMín. 15° Máx. 27°
Tempo limpo