Entre agosto de 2016 e fevereiro de 2017, alguns amigos e eu tentamos, por vários meses, firmar alguma parceria colaborativa com o intuito de criarmos um grupo de acolhimento à população em situação de rua e às pessoas LGBT+ de Porto Alegre.
Foram muitas as tentativas, reuniões e, em alguns casos, até esboços de projetos elaborados na esperança de conseguirmos algum apoio junto à iniciativa privada, ONGs, instituições públicas e gestores, tanto do Estado quanto da Prefeitura. Todas foram infrutíferas, infelizmente (ou felizmente, como veríamos mais tarde).
Nossa ideia inicial era formar um grupo gratuito, acessível e aberto a todos que precisassem de auxílio psicológico, assessoria jurídica, atendimento social e algum conforto afetivo e cordial, com uma palavra amistosa e empática, baseada em respeito, reciprocidade e identificação entre iguais. E, sobretudo, queríamos fornecer acesso à informação.
Sim, também desejávamos, através de encontros semanais, levar o aprendizado dos direitos enquanto cidadãos com palestras e debates, reforçando a noção de coletivo, pois já entendíamos que o verdadeiro empoderamento é resultado da força adquirida com conhecimento e união.
Como éramos todos voluntários, jovens, idealistas e com muita vontade de fazer a diferença, precisávamos basicamente de um local central onde pudéssemos realizar as reuniões e palestras que conseguíssemos produzir e agendar. As demandas surgidas seriam encaminhadas para as iniciativas já existentes; ou seja: a rede do bem formada pelo Terceiro Setor.
Quando já estávamos próximos à exaustão — sem nunca pensar em desistir — e como havia entre nós estudantes da UFRGS, conseguimos ser recebidos em março de 2017 pela Reitoria de Extensão da Universidade Federal que logo de cara demonstrou tanto entusiasmo quanto nós pela proposta e nos orientou a transformar nossa idealização em "Projeto de Extensão", que foi imediatamente aprovado. Nascia ali o "CONEXÃO DIVERSIDADE".
"Tudo que tiver que ser, será!", já dizia a moça de Santa Rosa. Foi muito melhor do que em nossos maiores delírios. Conseguimos espaço próprio com uma sala dentro do Programa Universidade na Rua; um horário fixo para ocupação do espaço, verba para utilizar na gráfica da Universidade, onde poderíamos imprimir panfletos e cartazes para divulgar o projeto; café e bolachas para o coffee break; apoio na divulgação através dos canais e redes sociais da Instituição; disponibilidade de agendamento de auditórios para atividades com maior público; possibilidade de parceria com o Planetário e a Sala Redenção; além de uma infinidade de Mestres e Doutores à disposição para agregar e trocar conosco em palestras, cine-debates, oficinas e outras atividades.
Foram dois anos e mais de 60 encontros com diversas ações. Neste meio tempo acabamos virando um coletivo e integrando, desde 2017, a organização da Parada de Luta LGBTQIAPN+ de Porto Alegre. Aí veio a pandemia e após esse período a UFRGS optou por não renovar o convênio, pois entendia, legitimamente é importante destacar, que já havíamos cumprido nossa missão dentro da Academia, já podíamos e devíamos andar com nossas próprias pernas e a instituição tinha por obrigação ética investir em novas iniciativas e projetos para dar chance a todos.
De lá prá cá seguimos ativamente na construção e organização da Parada de Luta e todos seus eventos e projetos paralelos.
Tudo isso narrado acima é para dizer que em setembro deste ano, quando fui convidado pelo Portal MPV - Mostrando Prá Você - para assinar uma coluna, a dúvida era unicamente aceitar ou não.
Já tenho compromissos com tanta coisa: trabalho, faculdade, militância, voluntariado, Parada, ativismo nas redes sociais; além de passear, alimentar e brincar com a Nininha e ainda tomar meu remédio do diabetes duas vezes por dia... ufa! Será, hein?
Como disse antes, a incerteza era apenas se toparia ou não. O nome do espaço — caso aceitasse — sempre foi uma convicção: CONEXÃO DIVERSIDADE.
Então é isso! A partir de agora toda semana vamos tratar aqui de todos os temas relacionados à Diversidade. Vamos celebrar a pluralidade de ideias e descobrir pessoas e projetos que fazem a diferença na busca por um mundo melhor.
Bêjo do Gordo ;)
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 14° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 22°
Tempo limpo