Com o aumento das temperaturas no verão, a falta de ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre tem gerado insatisfação entre os passageiros. Embora a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirme que 91% da frota conta com o sistema de refrigeração, motoristas e usuários frequentemente flagram veículos sem o equipamento ou com o ar-condicionado desligado. A legislação municipal exige que o sistema seja acionado sempre que a temperatura externa ultrapasse os 24°C, mas estas classificações nem sempre são cumpridas.
Em um levantamento realizado pela reportagem de Zero Hora, foi identificado que, entre 15h e 16h de uma quarta-feira (8), cinco ônibus saíram do Terminal Parobé sem o ar-condicionado ligado, apesar de as tarifas marcarem 29°C. Em um dos casos, o equipamento quebrou há três dias, resultando em uma temperatura interna de 31°C dentro do veículo. Os passageiros, como Márcia Fagundes e Andrei Fagundes, afirmaram que a situação é recorrente, especialmente nas linhas mais procuradas durante o horário do Pico.
De acordo com a EPTC, a frota de Porto Alegre conta com 1.087 ônibus, sendo que 992 possuem ar-condicionado. Contudo, a norma não estabelece um prazo para que todos os coletivos estejam incluídos. Os ônibus fabricados antes de fevereiro de 2016 podem operar até 2031, sem a obrigatoriedade de ter o sistema de refrigeração. Nos últimos três meses de 2024, um ônibus EPTC autuou 130 que estavam com o ar-condicionado inoperante e multou as empresas responsáveis.
A EPTC reforça que os passageiros podem denunciar a falta de cumprimento da regra pelos telefones 156 ou 118, informando o prefixo do ônibus, horário e sentido da viagem, além de solicitar ao motorista que ligue o equipamento.