A partir desta quarta-feira (29), Porto Alegre contará com um sistema exclusivo e ininterrupto de monitoramento meteorológico. Operado pela Defesa Civil no Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec), o serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, e será temporário por uma equipe de oito especialistas, entre meteorologistas, hidrólogos e geólogos.
O sistema monitorará dados de estações hidrometeorológicas, radares, satélites e outras fontes, emitindo boletins diários, semanais e mensais. Entre os serviços oferecidos estão alerta sobre chuvas intensas, temporárias, enchentes, vendavais, ondas de calor e outras condições climáticas extremas. Também haverá envio do nível do Guaíba e de rios importantes, como Jacuí, Caí, Gravataí e Sinos.
De acordo com Germano Bremm, secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, o objetivo é aprimorar a precisão das correções, cruzando informações locais, estaduais e internacionais para prevenir desastres. “Essa iniciativa permitirá uma análise mais detalhada das instabilidades climáticas, que têm tornados cada vez mais frequentes na cidade”, destacou Bremm.
O evento de apresentação do sistema será realizado no Cemadec nesta quarta-feira, às 10h. Entre as principais fontes de dados utilizadas estão instituições como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Mín. 11° Máx. 20°
Mín. 13° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 18°
Chuvas esparsas