A demolição do prédio Galeria XV de Novembro, conhecido popularmente como "Esqueletão", foi retomada nesta terça-feira, 28, após a liberação do Ministério do Trabalho e Emprego e a instalação da proteção para trabalho em altura. A empresa FBI Demolidora, responsável pela execução do serviço, cumpriu as determinações e adotou procedimentos rigorosos para minimizar os riscos aos trabalhadores.
A partir de agora, a demolição será realizada manualmente e com o uso de equipamentos mecânicos, no intervalo do 9º ao 19º andar, conforme o planejamento inicial. Já a partir do 9º andar até o térreo, será realizada a implosão. A previsão é que a conclusão dos trabalhos aconteça até o final de 2025, com um custo estimado de R$ 3,79 milhões.
"O ritmo da obra vai aumentar agora com a adaptação dos equipamentos e melhorias na logística interna do canteiro. Estamos trabalhando na requalificação do Centro Histórico, com projetos robustos, e o Esqueletão é um símbolo desse investimento", comentou o secretário André Flores.
Até o momento, cerca de 1.080 toneladas de caliça foram retiradas do canteiro de obras, o que representou mais de 50 viagens de caminhão para o descarte dos rejeitos. A estimativa da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) é de que sejam retiradas entre 10 a 15 toneladas de ferro do prédio, que possui 13 mil metros quadrados. O imóvel está localizado entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Otávio Rocha.
Mín. 11° Máx. 20°
Mín. 13° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 18°
Chuvas esparsas