Na noite deste sábado (8), um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o Mar do Caribe, com epicentro localizado a aproximadamente 209 km das Ilhas Cayman, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor, registrado a uma profundidade de apenas 10 km, levou à emissão imediata de alertas de tsunami para diversas nações da região.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico alertou que "ondas perigosas de tsunami" podem atingir zonas costeiras num raio de até 997 km a partir do epicentro. Os países em alerta incluem Ilhas Cayman, Jamaica, Cuba, México, Honduras, Bahamas, Belize, Haiti, Costa Rica, Panamá, Nicarguá e Guatemala.
Diante da situação, autoridades locais monitoram de perto o desenvolvimento do evento sísmico e orientaram moradores das áreas de risco a buscarem locais elevados e a seguirem as diretrizes das defesas civis. O alerta de tsunami segue ativo enquanto as condições do mar continuam a ser avaliadas.
Inicialmente, o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências estimou a magnitude do terremoto em 6,89 e sua profundidade em 10 km. No entanto, o USGS posteriormente confirmou a magnitude de 7,6. Até o momento, não está claro se o tremor causou danos ou vítimas em terra.
Este é o maior terremoto registrado na região desde 2021, quando um tremor de magnitude 7,2 atingiu o Haiti, causando milhares de mortes e extensos danos materiais.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA confirmou que o alerta de tsunami permanece em vigor no Mar do Caribe e ao norte de Honduras, mas acrescentou que não há previsão de tsunamis no Atlântico ou na Costa do Golfo dos EUA. Em resposta ao tremor, alertas também foram emitidos para Porto Rico e as Ilhas Virgens.
As autoridades seguem acompanhando a situação e recomenda-se que moradores das regiões afetadas fiquem atentos a novas atualizações e sigam as orientações das autoridades locais.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 29°
Parcialmente nublado