O Vaticano anunciou, nesta segunda-feira (24), o início de orações noturnas pela saúde do Papa Francisco, convidando católicos de todo o mundo a se unirem em prece. O pontífice, de 88 anos, está internado há dez dias no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma complexa infecção pulmonar, que evoluiu para pneumonia dupla e insuficiência renal leve. O cardeal Pietro Parolin, número 2 do Vaticano, liderará a primeira oração na Praça de São Pedro nesta noite.
Segundo boletins médicos, Francisco passou a noite bem, dormiu e está descansando. Ele permanece alerta e responsivo, assistindo a missas em sua capela no hospital. No entanto, os médicos alertam que seu prognóstico é reservado, considerando sua idade avançada, fragilidade e doença pulmonar pré-existente. A principal preocupação é o risco de sepse, uma infecção grave do sangue que pode surgir como complicação da pneumonia.
No hospital Gemelli, onde o papa está desde 14 de fevereiro, o bispo Claudio Giuliodori presidiu uma missa na capela dedicada a João Paulo II. Fiéis como Filomena Ferraro, que visitava um parente no local, expressaram tristeza e esperança pela recuperação do pontífice. “Estamos nos unindo a ele com nossas orações, mas o que mais podemos fazer?”, questionou, emocionada.
Esta hospitalização já é a mais longa do pontificado de Francisco, igualando os 10 dias que ele passou no Gemelli em 2021, após uma cirurgia no cólon. Apesar do quadro delicado, o papa mantém o bom humor e a fé, enquanto o Vaticano e fiéis ao redor do mundo se unem em oração por sua recuperação. Um novo boletim médico deve ser divulgado ao final do dia.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 29°
Parcialmente nublado