A prolongada e intensa onda de calor que atinge o Sul do Brasil desde fevereiro está com os dias contados. Uma frente fria avançará sobre a região no próximo domingo (9), trazendo alívio para milhões de pessoas que enfrentaram dias consecutivos de temperaturas extremas. No Rio Grande do Sul, onde o calor persistiu por 12 dias seguidos com máximas próximas ou acima dos 40ºC, a mudança será sentida com chuvas e uma queda acentuada nos termômetros.
Até o sábado (8), no entanto, o calor continuará intenso, especialmente no Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre, onde as máximas podem superar os 40ºC. A frente fria começará a avançar pelo estado no fim de semana, com chuva e temperaturas que podem cair até 10ºC em relação aos dias anteriores. No domingo, as máximas devem variar entre 22ºC e 25ºC, com marcas abaixo de 20ºC em áreas de maior altitude.
A onda de calor foi causada por um bloqueio atmosférico associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (ASAS), que desviou a umidade da Amazônia para a Argentina e o Uruguai, deixando o Sul e o Sudeste do Brasil sob calor excessivo e secura. A frente fria, por sua vez, não necessariamente trará frio intenso, mas sim uma substituição da massa de ar quente por uma mais fresca, com possibilidade de temporais isolados.
A partir da segunda-feira (10), as mínimas devem cair para 10ºC a 13ºC em regiões como a Campanha e o Sul gaúcho, com temperaturas ainda mais baixas na terça-feira. A mudança promete encerrar um dos períodos mais quentes do ano, trazendo condições mais amenas e alívio para a população.
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 14° Máx. 20°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 22°
Tempo limpo